HISTÓRIAS DE MAMULENGO PARA CRIANÇAS


A BENZEDURA DA CAIPORA
E OUTRAS HISTÓRIAS DE MAMULENGO PARA CRIANÇAS



Muitos são os relatos pelo mundo todo de histórias contadas com bonecos populares, criados e confeccionados conforme o que as pessoas inventam. Porém o formato da brincadeira com mamulengos onde encontramos sempre um trio de forró e o mestre que “bota” boneco para as pessoas se divertirem é genuinamente brasileira.

Este espetáculo surgiu da nossa vontade de dissipar a arte dos mamulengueiros entre as crianças. Esta é uma arte que faz parte das lembranças de nossos pais ou avós geralmente nordestinos, porém as crianças que vivem hoje nas cidades como São Paulo não tem contato com este tipo de arte popular.

Neste espetáculo procuramos recriar histórias tipicamente brasileiras contadas de forma divertida, com uma linguagem que atinge as crianças e que faz com que elas participem das cenas, assim como nossos mestres mamulengueiros fazem pelas praças deste Brasil afora.

Além das histórias de mamulengos nos inspiramos também em histórias vividas por Pedro Malasartes, típico personagem brasileiro que povoa os contos populares passados de geração em geração,

Trazemos também sonoplastia ao vivo através de cantigas populares acompanhadas de percussão e flauta transversal.

Outra arte que resgatamos é a da ventriloquia. Isaias um boneco muito abusado conta a história da criação do mundo através de sua visão de boneco além de estimular o público a concordar com suas idéias sempre contrarias as do manipulador

Comentários