AMERICA - adaptação da obra homônima de Franz Kafka



Sinopse
Três artistas circenses contam a história de Karl, um garoto de 15 anos que é mandado da Europa para Nova Yorque pelos pais por ter engravidado a empregada da família.
Karl se vê condicionado ao ambiente em que vive. Aqueles que o cercam representam agora a sua sociedade e diante desses personagens ocorrem choques de personalidades.
Karl aprende a defender-se. Começa a intera-se de como são as relações neste novo mundo.

Encontra com um tio que foi avisado por carta de sua vinda pela mesma empregada que engravidou na Europa. Este o hospeda em sua casa e mostra a ele como se vive na América.

No decorrer de sua trajetória na nova terra depara-se com vários personagens que como
ele também buscam algo, porém que sempre o oprimem, o enganam e o maltratam. Todos os personagens pensam acima de tudo em suas vontades pessoais. Possuem um sentimento egoísta e manipulador que facilmente envolve Karl.

Vai-se dando a relação do adolescente experimentado a vida como característica geral do espetáculo. Porém mais do que isso Karl se vê em um país onde todos são desconhecidos e em um momento onde sua ingenuidade, às vezes confundida com imbecilidade, o transforma em perfeito joguete.

Surge então uma “oportunidade” de trabalho no Hotel Ocidental. Seu cargo: ascensorista. Karl mergulha então em um ambiente onde qualquer pensamento ou atitude que não seja voltada ao trabalho é considerado um crime. Neste ambiente sua natureza humana é definitivamente rejeitada. É tratado como se no lugar de um homem houvesse uma máquina, e como ele outras centenas na mesma situação.

Karl então é despedido injustamente acusado de roubo, e a partir daí envolve-se com a polícia. Reencontra com personagens que conhece no início de sua trajetória e que o roubam e o enganam. Sofre agressões físicas e morais ao ser obrigado a trabalhar na casa de Brunelda, uma mulher tomada pela luxúria e pela vaidade.

Ao deparar-se com o Teatro de Oklahoma, Karl encontra seu lugar no mundo, onde todos são iguais independentes da classe social que possuem ou do ofício que exercem.

Comentários