A COMPROVADA IMPORTÂNCIA DO TEATRO DE BONECOS
















CARTA A EQUIPE DO PROJETO VAI DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA

O GRUPO MÃO NA LUVA TEVE SEU PROJETO - TEATRO DE BONECOS PARA A ZONA LESTE PARTE I - APROVADO EM 2006 E IDEM PARTE II EM 2007.


A COMPROVADA IMPORTÂNCIA DO TEATRO DE BONECOS E A LATENTE VONTADE DE CONTINUAR


O ano de 2006 para nós do GRUPO MÃO NA LUVA foi de muitas certezas e surpresas.

Uma boa certeza foi confirmar o que acreditamos ser de máxima importância: o contato do público com a arte do Teatro de Bonecos. Uma ótima surpresa foi ver reafirmada a capacidade que os bonecos têm de congregar as pessoas através de uma história, mas principalmente da construção de um boneco.
Foi emocionante ver bonecos sendo construídos por mãos as vezes frágeis ,inábeis ou mesmo tão pequenas, que ao mesmo tempo transformaram todo aquele material em construções plásticas de gigantesca sensibilidade.

Nosso principal meio de medir a vontade das pessoas de conhecer melhor a arte foi o modo como fomos recebidos em todas as comunidades. Tivemos grande apoio da população, das escolas, das igrejas e principalmente de seus representantes. Muitas pessoas que participaram das atividades retornaram e trouxeram outras pessoas, crianças e até famílias inteiras.

Tudo isso nos faz reafirmar nossa crença de que a população da periferia é sedenta por arte.

A grande importância de dar continuidade ao nosso projeto é continuar levando arte onde não existem equipamentos culturais. Também mostrar as pessoas que consumir arte pode se tornar um hábito.
Além disso, incentivar o interesse dos nossos alunos em continuar os estudos sobre Teatro de Bonecos pode gerar frutos não só pessoais, mas também para a comunidade onde vivem.

Sabemos que com esse projeto nós incentivamos as pessoas a envolver-se cada vez mais com a cultura, ciente de que oferecer arte não é um favor que se presta e sim uma obrigação de nós artistas e dos órgãos governamentais competentes.
Isso é o que move nossos interesses de vida, e o que nos faz querer plantar várias sementes de cultura na Zona Leste, a mais populosa região da cidade São Paulo e onde existe o maior número de movimentos comunitários.

O grupo já provou através desta primeira fase que aproximar a população da arte e da cultura, principalmente em regiões onde não existem equipamentos culturais que supram essa necessidade faz com que as pessoas se aproximem umas das outras e percebam que arte deve ser um fator importante para o desenvolvimento pessoal de cada um.
Nós ainda acreditamos e já provamos o potencial do Teatro de Bonecos para melhorar a vida das pessoas e do local onde vivem

"Fomentar o desenvolvimento artístico de uma população é dever do artista que vive em meio a ela, não só pelo sucesso, mas pelo desejo que sua arte se multiplique e viva para sempre." LUIZ ANDRE CHERUBINI

Comentários